Powered By Blogger

1 de abril de 2012

One Tree Hill: Lições de Vida


"I always said that I would make mistakes,
I'm only human, and that's my saving grace,
I fall as hard as I try
So don't be blinded
See me as I really am, I have flaws and sometimes I even sin,
so pull me from that pedestal,
I don't belong there".

Haley J. Scott - Halo

Sim, eu sou clichê. Tem momentos que não dá pra não ser! rsrs. Um desses momentos é agora, quando inicio minha mais audaciosa aventura: escrever sobre One Tree Hill.

Sim, eu assistia OTH; porém mais por curiosidade do que por curtição. Não é desculpa! Sempre pintava aqueles momentos: "vai, anda logo..quero saber o que vai acontecer" ou "ai que saco, depois eu vejo"... até que eu me irritava com tudo e procurava na net o resumo do episódio (quem ficou com quem, quem foi o heroi, quem morreu, etc). Vale ressaltar que os episódios que pulei, me arrependi. Voltei para entender o contexto. kkk

Alias, assistia também porque achei um bom recurso para usar no ministério com adolescentes. O.o!! Pegava algum episódio específico para tratar com eles sobre drogas, sexo, estudo e vida com Deus (por incrível que pareça!!!). Foi bom esse tempo, aprendemos muito. Aprendi muito!

Contudo, confesso que chorei com vários episódios de OTH e que odiei muitos personagens (rs), mas este episódio... foi arrebatador. Não só pelas cenas, mas pelas verdades contidas nas cenas.. deu até vontade de escrever sobre OTH! Por isso estou aqui.

Eu não sei se Mark Schawhn tem algum tipo de religião (deve ter) ou ser era, sendo bem específico, Cristão; mas, apesar de alguns 'flashes' de idéias que eu não acredito, a obra inteira tem conteúdo. Conteúdo pra vida, pra família, pro ser humano. Não sou fã de dramas, mas One Tree Hill tem muita coisa pra ser aproveitada. Vamos por partes:

Família - A série deixa claro que família é o mais importante. Mostra os diferentes problemas que as famílias enfrentam atualmente, sem esconder nada. Aliás, penso até que pegaram um pouco pesado no drama. Até parece que foi uma mulher que escreveu os episódios. Kidding! :-p. O valor de família é muito forte, a ponto de nos fazer (ou me fazer, rs) querer ser pai, por exemplo (não Amor, vc não pode opiniar aqui. rsrs). Vê a atuação de jovens atores, bons jovens atores, mostrando ao mundo que pode existir harmonia em uma família é divino.

Amigos - Outra realidade mostrada na série é quem são amigos, the real ones! Primeiro, amigos verdadeiros podem estar perto ou longe, mas ainda serão. Veja o caso de Haley & Lucas. Amigos são quase família. Alias, são da família, só não tem o 'sangue'. E mais uma coisa, apesar de serem amigos, cada familía tem seus problemas, suas crises. Quando um precisa do outro, eles estão lá. Amizade é isso... Any place, any time! (Qualquer hora, Qualquer lugar!).

Crises de Adolescentes e de Jovens - Ótimas abordagens sobre essas questões e problemas que muitos adolescentes passam. Acho que não teve nenhum problema/assunto que não foi explorado, mas não tenho certa. Faz tanto tempo que vejo essa série. O legal é que as situações aparecem no dia-a-dia de qualquer ser humano. Quem não tem problema com os pais, pais separados, briga de irmãos, problemas na escola, bullying, etc. É a realidade e a realidade precisa ser tratada com seriedade, responsabilidade e bom humor.

One Tree Hill está acabando, como tantas outras séries que foram relevantes pra suas respectivas gerações. Não só séries dramáticas, mas séries que, com muito bom humor, satirizavam as coisas ruins da vida e exaltavam o melhor do ser humano. Creio também que isso é divino.

One Tree Hill está acabando. Está na hora de vivermos coisas novas, continuarmos com nossa vida. Assim como cada série tem suas temporadas, nossa vida também tem. Quase viver na tela de um Cinema.. rsrs. É o que está lá escrito em Eclesiastes.. há tempo de chorar, tempo de sorrir, tempo de plantar, tempo de colher, tempo de abraçar e tempo de se afastar do abraço. É hora de mudar a direção. É hora de estar longe. É hora de percorrer novos ares. É hora de mais responsabilidade. Tanto pra mim, quanto pra vocês.

E como "One Tree Hill" foi única (Karen says: - Lucas, there's just one Tree Hill, and it's your home), nossa vida também é única. Deus nos deu para aproveitá-la com o melhor que Ele pode dar. Confiar em Deus, aqui, é IMPRESCINDÍVEL!

É nesse clima de mudanças, choros, alegrias, aprendizado e lições de vida que me despeço.. Ah, foi mal.. ainda tem mais 2 episódios! rs

Enfim,
Persiste em Ler, Exortar e Ensinar.
I Tim. 4:13

Phill Davi

Nenhum comentário: