Powered By Blogger

4 de março de 2010

Viva Vivaldi!! | Veneza, 4 de Março 1678


Nada como ouvir uma boa música! (e quando falo de boa música, refiro-me àquelas bem feitas, bem elaboradas, com o intuito de ensinar ou entreter... mas que no fim, elas acrescentam coisas boas e relevantes). Bem, se ouvir é bom, imagine ver ou fazer?!

Neste 4 de Março, fui lembrado (via Google.. rsrs) que Vivaldi foi e é um grande compositor, músico do período barroco, que influenciou muitos músicos e foi o primeiro compositor a usar consistentemente a forma ritornello em seus concertos, como pode ser verificado em "As Quatro Estações". Aliás, diga-se de passagem, teve grande influencia sobre J.S.Bach!!



Johann Sebastian Bach foi deveras influenciado pelo concerto e Aria de Vivaldi (revivido nas sua Paixões e cantate). Bach transcreveu[4] alguns dos concertos de Vivaldi para o cravo, bem como alguns para orquestra, incluindo o famoso Concerto para Quatro Violinos e Violoncelo, Cordas e Baixo Contínuo (RV580). Wikipedia.org



Deixo com vcs uma das grandes e mais famosas obras de Vivaldi.. "As Quatro Estações".

Le quattro stagioni (OP.8, N.1-4, RV271). Esses quatro concertos para violino e orquestra são parte de uma série de 12 publicados em Amsterdã, em 1725, intitulados Il cimento dell'armonia e dell'inventione. Ao contrario da maioria dos concertos de Vivaldi, esses quatro tem um programa claro: vinham acompanhados por um soneto ilustrativo impresso na parte do primeiro violino, cada um sobre o tema da respectiva estação. Não se sabe a origem ou autoria desses poemas, mas especula-se que o próprio Vivaldi os tenha escrito.As qualidades da musica de Vivaldi - temas concisos, clareza da forma, vitalidade rítmica, textura homofônica, frases equilibradas, diálogo dramático entre solista e conjunto - influenciaram diversos compositores, entre eles J.S. Bach, que transcreveu vário de seus concertos para teclado.



Enfim, Persiste em Ler & Orar!

Phill A. D. Banks

Um comentário:

Marcus Gerhard disse...

Muito Bom Phill. Pra sempre viva Vivaldi. Sempre Vivo!