Powered By Blogger

12 de novembro de 2008

Aos Amigos e Inimigos - Pensamentos & Crises


Os meus amigos que me perdoem, mas não pude me controlar. Precisava escrever; e aqui estou. Eu agradeço àqueles que me amam e que de alguma maneira, tentam me ajudar. Contudo, acho que há sempre um limite.
Já percebeu que você briga mais com os seus amigos do que com os seus inimigos? Isso porque os inimigos estão longe. Já sentiu aquela “compaixão cristã” pelos seus inimigos? Isso porque eles estão longe. Já percebeu que comumente você tem vontade de esganar algum dos seus amigos igual a um dos seus inimigos? Isso porque os amigos estão perto!!!
Ouvi de um amigo meu que “nós brigamos e gritamos com aqueles a quem nós mais amamos”. E é verdade! Seis meses juntos, e já parece uma família! Não é diferente com namorados, filhos e pais, irmãos, cônjuges, etc. Quem está perto, sofre!!
O meu problema é quando esse que está perto tenta se intrometer na sua vida, julgando que está ajudando. Ele tende a controlar tudo, da comida ao horário de acordar!! Sempre tem uma crítica pra vida alheia, sempre tem um palpite, sempre tem um NARIZ INTRUSO nas suas coisas. O pior de tudo?? A pessoa não consegue se enxergar!
Não sei se sou ranzinza ou se estou ficando, mas eu ODEIO essas atitudes. Eu não faço isso! Pareço, muitas vezes, frio, mas é por uma questão de educação. Se a pessoa precisar conversar, estou aqui. Se a pessoa precisar de um ombro pra chorar, estou aqui! Se meus amigos precisarem de mim, estou aqui; eles sabem! Vou fazer de tudo para ajudar. Aliás, sou capaz de ficar com nota baixa, dando o meu melhor desenho pro meu amigo, pra ele não ficar com zero! Entretanto, não fico controlando, e nem quero, sua vida. Já tenho problemas de mais!
Alguns devem estar se perguntando: “mas ele não é crente? Ele não deveria amar o próximo?”. Pelo que eu saiba, Jesus ia ajudar quem estava precisando de ajuda e não Xeretar a vida dos outros. Por 2 motivos:
1º. Ele já conhecia tudo; ou pelo menos, em alguns trechos, mas isso não vem ao caso. O interessante aqui é que Ele, além de humano, também era Deus. Essa é a vantagem de ser Deus!
2º. Ele era educado! Esperava ser convidado, ou perguntava: “Posso?”; “O que tu queres que eu te faça?”; etc etc etc...

Ô Deus educado, esse, sô! Sim, sou CRISTÃO, mas sou educado. Eu preciso é que meus amigos sejam CRISTÃOS também, pra quando me julgarem, julgarem segundo JESUS CRISTO. E esperarem falhas, porque não sou perfeito! Não sou e nem serei perfeito. Estamos crescendo para a perfeição, mas pode esperar que uma hora ou outra uma falha, uma farpa vai aparecer; e não é pessimismo não; é realidade; longe desse evangelho utópico, que querem dar uma carga pesada de “Santidade” para as pessoas carregarem! Aliás, Jesus já disse que não precisaríamos levar fardo algum, somente a Cruz! (mas isso é papo pra outro assunto).
Por causa de pessoas assim, amigas, mas que gostam de se intrometer na vida das pessoas, é que há mágoas geradas pelas BOAS INTENÇÕES! O inferno? Também! Não relatarei o episódio aqui, mas foi algo feio. Tão feio que mexeu com quase a igreja toda, com conseqüências constrangedoras.
Há um limite. Lembro dos meus pais... “Onde termina o seu limite, começa o meu!”
Lembro-me da Bíblia, “Aquilo que você não quer que te façam, não faça com os outros!”

Eu não sou perfeito, nunca serei. Podem esperar algumas coisas de mim. Não é pecado, é realidade. Mas por favor, não se intrometa na minha vida! Viva a sua! Deus só deu UMA pra cada um!! É difícil, portanto, viver 2 ou mais!
Get used, ou melhor, Acostume-se... a SUA vida é uma só!!

Enfim, eu tento entendê-los. Meus amigos. Eu os amo e é por isso que os suporto!! De todo, vocês não estão errados! Vocês gostam de cuidar, isso é bom! Agradeço a Deus pela vida de vocês, sempre!!!

E os inimigos? Esses sempre serão alvo da (falsa) “compaixão cristã” que assola o mundo!


"Persiste em ler, exortar e ensinar..."

Um comentário:

Matheus Gerhard disse...

Ei, rapaz!
Não quero intrometer em sua vida. De forma alguma!!!!!
Mas posso expressar minha opinião quanto a sua situação?
Já passei por um período assim e um julgo vindo dos homens me fez doer muito e alimentou meu coração com o ódio e como sempre, me sobraram aquelas lindas palavras dita por todos nó pelo menos uma vez na vida: "Ninguém tem o direito de fazer isso comigo! O que estão pensando?" e sabe, com Deus eu aprendi algo magnífico: OS HOMENS VÊEM A CASCA, Só Deus enxerga o coração!
O erro maior do ser humano é errar sempre o alvo de seus pensamentos. Na teoria são perfeitos, porém ao por em prática seus consensos os atiram nos outros. Sim. Buscam a perfeição, nos outros. Buscam a santidade, nos outros, buscam o amor a Deus acima de todas as coisas, nos outros. Esquecem que os outros tem se edificado e crescido e que quando Cristo voltar: Deus vai olhar pros outros. Pois neles está o coração e o viver segundo Cristo.
Eu com minha experiência, aquela que te fale de um alguém sondar o mais íntimo de minha vida, aprendi. Se estamos com Deus, Basta. A própria palavra do Pai nos fala "Nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus". Não olhe as circunstâncias. Mire o seu alvo e acerte em você mesmo as palavras e o viver do qual Cristo tem lhe ensinado. Deixe que os outros aprendam com você. “Não há um justo. Um se quer” “Não julgueis para que não sejais julgados” Descanse nisso.
Desculpe, não quis dar sermão. Só queria te contar que li seu texto, entendo sua revolta, mas há uma saída rsrsrsrs....
acho que escrevi de mais:)
Abraços! Saudades.