Powered By Blogger

31 de dezembro de 2008

Há Uma Esperança - Musical de Natal


Movido pelo relato do irmão Daniel da PIB Niterói, também gostaria de contar as bênçãos aqui da Memorial de Vila Valqueire. Sou seminarista nessa igreja há três anos. Já a conhecia, mas não como agora.
Desde os meus 15 anos, quando comecei nesse negócio de MÚSICA (risos), tenho escrito pequenas peças para serem apresentadas junto às cantatas de natal/páscoa. Fiz isso quando fui membro da PIB Sulacap, por três anos; depois quando estava em Leopoldina-MG, por um ano, ajudando no ministério dos meus pais, e agora na Memorial. Ela (a igreja) não tinha uma tradição coral, talvez por falta de liderança nessa área, apesar de ter 19 anos. Contudo, encontrei pessoas dispostas a esse trabalho. Antes, eles só se reuniam em meados de Outubro pra ensaiar alguma cantata. Hoje, temos um Coro que está crescendo e se aperfeiçoando, graças a Deus!
Então, inspirado por esse coro, pelas pessoas, e também, pelas aulas de gestão da música na igreja no STBSB - que abriu a minha visão - escrevi um Musical chamado "Há Uma Esperança". Esse musical enfoca o nascimento de Jesus como esperança para o mundo, baseado na história do Jó moderno, Horatio Spafford.
Horatio Gates Spafford foi o autor da letra do hino "Sou Feliz Com Jesus" (329 HCC e 398 CC), musicada por Phillip Paul Bliss. Horatio fica falido, depois de um grande incêndio em Chicago, que acaba arruinando com seus investimentos. Nessa época, ele já era um dos amigos e sustentadores do Missionário Moody. Além de perder os bens, perde também seu único filho homem.
Sua esposa, mesmo depois de anos, ainda sofrendo a morte do filho, precisa ir para Inglaterra, para tratamento, a convite de Moody. Contudo, no dia do embarque, Horatio consegue um financiador para seus negócios lá mesmo nos EUA. Sem saber o que fazer, pois não queria perder a oportunidade de levantar seu negócio, e também não queria deixar sua esposa sem tratamento, manda ela e suas filhas, com mais alguns sobrinhos, para Inglaterra, no navio Ville du Havre.
Precisamente no dia 22 de Novembro de 1873, o navio afunda com suas filhas. A única que se salvou foi sua esposa. Depois de vários dias, já em Dezembro, sua esposa consegue enviar um telegrama um tanto dolorido. Horatio, ao receber a carta, parte imediatamente para a Europa. Durante o percurso, Horatio escreve esse belo hino que fala também a nós e por nós.
Essa história foi recheada com várias músicas, algumas afirmando que Deus é Poderoso e Jesus, seu filho, nosso salvador é exemplo de vida; outras, falando do seu amor e cuidado para conosco, mesmo em tempos difíceis.
O momento mais marcante do musical foi quando o narrador conta sobre a hora em que o navio está afundando e a sra. Spafford, não sabendo o que fazer com todas aquelas crianças, ouve de uma de suas filhas mais novas que "Deus cuidaria deles".
Vale ressaltar que músicas clássicas como "Sê Forte e Corajoso" e o próprio hino "Sou Feliz com Jesus" fizeram até o Coro chorar!
Agradeço a Deus por mais este musical de natal. Creio que ele tenha sido um dos melhores musicais, não pela técnica, mas porque todos participaram: crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos! Isso que foi o mais bonito!

Obrigado Memorial de Vila Valqueire,
Obrigado Senhor,

A Ti, Deus Pai, Todo Poderoso,
Ao Espírito Santo, nosso Consolador, Ajudador e Guia
E a Jesus Cristo, Maravilhoso Conselheiro, Príncipe da PAZ,
Toda Honra e Glória
Nos Céus e na Terra,
Para Todo o Sempre
Amém!

Enfim, Persiste em ler, Exortar e Ensinar!
Phill Davi

Um comentário:

Marcus Gerhard disse...

Que bom saber desta bênção! Fico feliz (tô dando uma de crente, como vc diz!
Que o senhor te abençoe! Nessa nobre tarefa mais e mais!

Torço muito por vc viu, AMIGÃO!
abraços.